O mundo, teu

Sou um conjunto de ideias vomitadas,
Por uma boca nómada
Onde todas as filosofias estão radicadas.
Circundada pelo ócio,
Ensopada pela vontade,
Exsurge-se-me a vontade de tudo abecedar.

E fosse o mundo um quadrado não explanado
Desvanecendo-se na vontade de ser achado.
(Assim giraríamos em linhas rectas, tal eco, tal eternidade)
E fosse o mundo o vácuo, que eu me calava
Só para te ouvir com os olhos.
(Pascendo-me nos céus, tal beleza)
E fosse o mundo tu e eu, mais nada,
Onde nenhuma metafísica minha estivesse errada.
(Tal utopia, tal cegueira. Paixão, essa, por inteira)

Mas tudo o que escrevo estropia-se no espelho.

Como um tiro falhado,
Sou poeta errante,
Estatuado,
Com ar de navegante,
À espera que a minha bala penetre o peito
De quem me causa deleito.
Sentimento abinício revela-se um esquisso.
Exumo tudo o que penso
Escavacando ao paroxismo do desalento.
Ego abúlico revela-se ábio
E nidificando-se em ti
Quer vida.

Agora, pasmo,
Chora, escondido na sombra de te ter luarejado.
(Pena que seja lucífugo)

Fosse o mundo o meu vómito.
Quero crer-me nele
E abluir pensamento.
Quero descrer-me que o seu motor
É como o vento,
Ora contra, ora a favor do nosso movimento.


Emanuel Graça' , 14 de Março de 2012

Comentários

  1. Quando ganhares o Nobel, lembra-te do blog. :)

    Maria Soares

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Emanuel! Acho que já te tinha dito :)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez mais: Muitíssimo obrigado, Mónica. :)

      Eliminar
  3. pasmo. absorvo. releio e enrosco-me neste poema, do lado de lá do espelho.
    belíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisonjeado pelo elogio, Ana. Foi com enorme apreço que li as suas palavras. :)

      Eliminar
  4. com graça, cresces entre líricas desgarradas. Gosto de te acompanhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Com graça', gostei do trocadilho.

      Obrigado, Der Uberlende.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

#LoveLetter_AITD