terça-feira, 8 de junho de 2010

Ouvir





Hoje, Senhor,fico diante de ti para confessar que estou na descoberta de caminhos novos.


Diante de criaturas que falam de suas dores consigo ouvi las com a alma.


Antes, só havia um burburinho e eu tinha uma infinidade de verdades, de ansiedades que se acotovelavam no meu peito, impedindo-me de sentir o outro.


Hoje eu consigo calar me integralmente e, então, as palavras dos outros penetram nos meus ouvidos e deslizam pelo meu corpo e alma e encontram guarida no meu coração e um porto seguro nos meus pensamentos .


Sabe, Senhor, às vezes eu nem preciso responder ou finalizar caminhos. Elas, as outras pessoas, por si só vão encontrando soluções.


É maravilhoso, Senhor, observar essas outras pessoas andando calmamente, após terem realizado as suas confissões.
Assemelham-se a pássaros que encontram os seus ninhos e as mães que as acalentam no peito.


Uma outra descoberta fiz, Senhor. Posso ver as pessoas em situações de uma maneira diferente. É delicioso ver o outro lado, ver o que elas sentem e pensam sem que eu faça um julgamento pré-concebível. Antes eu observava tudo com os olhos de ontem tendo como referência o que aprendera ou as atitudes que elas tiveram no passado.
Era complicado e, às vezes, doloroso.


Pois é, agora estou a aprender a olhar, com o coração... olhar a alma de tudo e de todos. É só dizer o que sinto em sintonia com o universo ou com a alma da própria pessoa.
Aprendi que não tenho todos os caminhos nem soluções. Sou também um viajante desse universo e só posso iluminar meus caminhos ou aqueles que eu já percorri. O que posso dizer, Senhor, é que elas façam o melhor por si mesmas, amem-se intensamente e se perdoem infinitamente.

Ah, Senhor! Quantas pedras carreguei em meus ombros; quantas imagens nocivas guardei no meu cérebro e coração. Agora, quero ser livre, quero libertar me de medos e culpas para poder levar com leveza esta vida.


Ouvir é uma arte! E sabes que um dos órgãos mais complexos e completos que o teu corpo possui é o ouvido. É um aparelho perfeito que pode transformar sons em palavras. No entanto, fica sabendo que esses ouvidos nada podem perceber quando o coração está ausente.

Ouvir é a arte de aconchegar almas... quando tu ouves com o coração, a sensação que é transmitida ao outro, assemelha-se ao carinho que os seios de uma mãe oferecem ao rosto da criança na amamentação.

Ouvir com o coração é ter uma antena com o Deus que existe no outro ser.Tu tens dúvidas de como te iniciares nessa arte? é simples, é só ouvir...



E EU CANTAREI PAZ E AMOR.

3 comentários:

  1. A tua sensbildade está aí...

    Um abraço

    Fernanda Guadalupe

    ResponderEliminar
  2. O que todas as pessoas sonham... e só algumas conseguem... "cantar"! Um texto assim, só mesmo cantado por ti... paz e amor :)

    ResponderEliminar
  3. Quase todos nos julgamos bons ouvintes, quando na verdade não somos. é um dos exercícios interiores que me dá mais luta: ser ouvinte. Aprender a ouvir é um dos maiores actos de abnegação e de amor. E uma arte dificil de dominar. Felizes dos que estão rodeados por esta mesma paz que aqui cantas, Nani. :)

    ResponderEliminar

Impossibilidades

É onde a cabeça de uma sweet little sixteen cai, frequentemente. Rola, desespero abaixo e, pum, estilhaça-se no vazio. Foge, acelerada, do...