sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Manobra de Heimlich





A associação nacional de socorristas de inspiração Trotskista vem por este modo demonstrar o seu repúdio pela manobra de Heimlich. Esta manobra é violenta, não respeita o espaço pessoal do paciente, o seu nome alemão, para além de demonstrar conotações neo nazis, tem uma sonoridade agressiva típica das sociedades falocentricas cristãs.O mundo está a mudar e como tal certas técnicas obsoletas tem de ser erradicadas dos manuais de socorrismo. Já o "Manual de socorrismo" escrito por Sócrates defendia uma técnica de eliminação de detritos do esófago através de uma técnica hermêneutica. Mas foi durante o regime nazi que a manobra de Heimlich teve a sua verdadeira implementação, o "Socorristisch Almanak" escrito por Mengel defendia uma técnica aplicada com luvas de couro e soqueiras. Em Espanha e Itália esta manobra também foi adoptada, tendo em Itália ficado com o nome de "A gravata de Hercules"(em tom de curiosidade o cartaz que explicava esta técnica apresentava um Mussolini em tronco nú e vestindo uma tanga de leopardo abraçando um italiano engasgado). Em Portugal a manobra de Heimlich não teve grande aceitação, em virtude das relações diplomáticas bissexuais entre Portugal e os Estados Unidos da América, os socorristas portugueses continuaram a aplicar a palmada nas costas.A associação de socorristas portugueses de inspiração Trotskista vai apresentar no próximo Sábado uma palestra onde vários especialistas mundiais vão apresentar técnicas alternativas. Hamir Trotz, da Albania, vem apresentar uma técnica nova baseada no uso de canhamo. Todos os que querem lutar contra a manobra de Heimlich serão bemvindos.
Um abraço e a luta continua
Francisco Rosas

3 comentários:

  1. Gosto muito do teu humor subversivo, caustico, original. a ti, nada te fica entalado no esófago, usas muito bem a sátira, aqui muito bem politizada.

    ResponderEliminar
  2. Manobra de Heimlich... "hei-não-me-lixes" (piadinha que vem sempre atrás do nome). Mas quando a pessoa já respira, Heimlich é Deus na terra. Mas este textos não teve queda da língua nem teve necessidade de ficar em PLS. Como o Bicho d'Ouvido diz, um texto com um humor muito interessante.

    ResponderEliminar
  3. Excelente manobra :-)) esta.a de textualizar o humor e a sátira:-))

    ResponderEliminar

Impossibilidades

É onde a cabeça de uma sweet little sixteen cai, frequentemente. Rola, desespero abaixo e, pum, estilhaça-se no vazio. Foge, acelerada, do...