sábado, 21 de agosto de 2010

Ruínas

Há anos que tinha isto na cabeça. Apresento-o agora, em primeira mão, «aqui». Obrigado Nuno pelo repto.

Nota:
A quem ler isto…
Se quiseres mesmo entender o texto que se segue, ouve primeiro esta música soberba de Rodrigo Leão e deixa-te enlevar por ela.
http://www.youtube.com/watch?v=5B4Lw58Tx-o

O texto tem vários significados para mim e duas dedicatórias… a primeira, óbvia, ao talentoso Rodrigo L., e a outra verás no fim.

Agora sim, convido-te a ler o texto (se puderes fá-lo em voz alta), novamente ao som de "Ruínas" e, por favor, tenta seguir o ritmo e os tempos da música.
Só assim o poema poderá, eventualmente, fazer algum sentido.

Ficarei atento às tuas críticas que desde já agradeço!




Ruínas


Tu que estás aqui comigo
e eu que estou aqui contigo
gostaria de saber o que dizer
só p'ra te ver sorrir.

Tu que estás aqui sozinho
e eu que estou aqui sozinho
gostaria de dizer o quanto
tu significas p'ra mim.


Sim, eu tudo irei tentar
mesmo se parecer vacilar.
Sim, eu vou ter que lutar
e não vou, nunca, desistir.


Eu não vou ceder à dor,
eu aceito-a com amor,
não receio mais sofrer
vou continuar a dar e aprender.

A vida nunca tem fim
e a morte é só uma passagem
por isso te abraço agora
pelo (tanto) que significas para mim.


Então, não fiques triste por eu ir
pois Eu não irei desaparecer.
Apenas o meu corpo vai morrer
assim, recorda-me a sorrir.


Esta vida é uma etapa
que só tu podes percorrer.
O essencial é dar e é o carinho
por quem (também) está no Caminho.

Tu que vives aqui em mim
e eu que vivo aí em ti
sabes que Eu sempre tudo farei
só p'ra te ajudar e ver sorrir.



Ad Memoriam António Feio

"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros. Apreciem cada momento, agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer" (António Feio)

9 comentários:

  1. Palavras não são apenas palavras. Elas têm disposições de ânimo, climas próprios,e estas são palavras dos sentimentos,
    do carinho, do amor,de compaixão pelo proximo e quando uma palavra entra dentro de nos e nos toca, ela traz um clima diferente,uma visão diferente,algo fica imediatamente diferente....primeiro veio uma lagrima, seguida de um grande sorriso...excelente! adorei!

    obrigado.BlueChild e Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Foi isso mesmo que senti... Um combinação perfeita de palavras, embaladas pela mágica música do Rodrigo Leão. Parece-me ser uma forma bonita de descrever a ordem natural da vida. Muitos designam de mistério da vida para além da morte. Não existe mistério nenhum, mas sim a morte de um corpo físico a Alma (a nossa poderosa Essência) permanece eterna. Assim, e porque todo o Ciclo da Vida é perfeito: O Novo dá lugar ao Velho. Bem haja!!!
    Correu aqui uma lagrimita porque sei que isto me tocou também a mim (alguém muito especial que partiu e o Milagre da vida recompensa, com outro magnífico ser, que é já muito amado e que é já quase anunciada a sua chegada...) :DDD

    ResponderEliminar
  3. BlueChild, nem imaginas a quantidade de recordações (do passado e presente) que vi agora passar por mim. Um texto com imagens para além das palavras... ao ritmo e tempos da música, dos batimentos cardíacos, da frequência respiratória, do silêncio,...
    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Lindo!Mensagem que nos faz viajar...A vida ensina-nos que realmente é apenas uma passagem. Como tal, seria importante que todos deixassem a sua marca de uma forma positiva, compreendendo e ajudando os outros crescemos e seremos pessoas melhores.Viver a vida, um dia de cada vez,sem fazer grandes planos, sem deixar nada por dizer. O presente é a melhor dádiva que temos!
    Parabéns
    Obrigada
    Ana Leão

    ResponderEliminar
  5. Há dois dias que escreveste o texto...já o tinhas em mente há tanto tempo...porquê então só agora?...
    A banda sonora é perfeita, sem dúvida...o texto é, para mim, muita coisa...mesmo correndo o risco de dizer disparates (já sei que tos posso dizer e me podes dizer que eu os disse), representa o inegável elo que nos mantém todos os unidos, mas ainda assim e apesar da consciência dessa continuidade, desse elo, a angústia da ausência, o começar de um outro patamar. Também representa, para mim, a coragem, a nobreza de quem já subiu bem alto e sabe bem necessárias as pedras do caminho...mas também representa, ou deixa saltar cá para fora, a fragilidade e a solidão de quem incessancemente se procura.

    ResponderEliminar
  6. A simplicidade, a bondade e a nobreza de espírito... tesouros incalculáveis e eternos

    ResponderEliminar
  7. É engraçado...começar aqui a ler e a escrever, a falar sobre escritas, só me faz lembrar o antigo blogue onde o Nuno lançava sistematicamente desafios "malucos"...eheheh...lembram-se do Desafio 500? Foi aí que nasceu o meu livro...não deixo de recordar tudo isso com bastante nostalgia...

    ResponderEliminar
  8. Que palavras tão sentidas e com tanto significado.
    Gostei muito! A música de Rodrigo Leão é perfeita.
    Obrigada pelo privilégio da tua Amizade.
    Paula

    ResponderEliminar

Impossibilidades

É onde a cabeça de uma sweet little sixteen cai, frequentemente. Rola, desespero abaixo e, pum, estilhaça-se no vazio. Foge, acelerada, do...